quinta-feira, 31 de março de 2011

O Retorno

Não existe uma data definida para o "Retorno" apenas quem sabe o seu significado sabe também sua importância, afinal, não é sempre que acontece o "Retorno". Mas o interessante é que podemos passar dias, meses e até anos sem falar uma palavra sequer, mas quando acontece o reencontro parece que já estávamos juntas há muito tempo.
Muito além do que uma simples amizade existe a cumplicidade. Só de olhar ou ouvir a voz sabemos exatamente os valores, as dificuldades e o jeitinho de agir de cada uma numa determinada situação.
Se me pedissem para resumir em apenas uma palavra o que sinto por elas, eu diria: Respeito!!
O post de hoje é dedicado a vocês que me agüentam há mais de 10 anos. Obrigada por me proporcionarem momentos inesquecíveis, pelos puxões de orelha, pelo carinho, pelas risadas e choros, pela nossa amizade!!!


terça-feira, 29 de março de 2011

Iluminada!!!

Hoje acordei e senti algo inexplicável, uma força mágica capaz de derrubar uma árvore gigante apenas com um assopro, mas também capaz de transformar aquele sofrimento que persiste em algo menos dolorido. Descobri que sou uma pessoa iluminada!!!
Descobri quem realmente são as pessoas que gostam de mim de verdade e isso é maravilhoso porque o resto posso simplesmente descartar, ou melhor, posso deixar guardado e usar apenas quando eu quiser.
Descobri que até mesmo onde não estou as pessoas falam de mim. A princípio tive um sentimento de raiva, mas minutos depois fiquei feliz!! Como pode alguém ser lembrada até mesmo no momento da ausência? Não é o máximo? Até quem não me suporta se preocupa comigo.
Agora vem a melhor parte...posso finalmente ser feliz! A menina cresceu e hoje percebeu que está tão iluminada que é capaz de enxergar a fraqueza nas pessoas ao seu redor e ainda orar por elas pra se tornarem melhores. Hoje consigo entender exatamente o que cada um diz apenas com o olhar, hoje consigo perceber e sentir exatamente o que cada um quer de mim.
Portanto, antes de saber o que você quer pra mim, procure saber o que quer pra você, só assim encontrará respostas para ser feliz como eu estou aprendendo ser.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Protesto

Hoje meu post é uma mistura de indignação com revolta.
Depois de dias de chuva, finalmente o sol apareceu em Ribeirão, em meio a essa maravilha às 6h30 a porta do meu quarto se abre e em seguida minha mãe entra e diz: Cadê os documentos do seu carro? Eu acordei assustada e perguntei: Ué tá na minha bolsa, por quê? Ela respondeu com cara de quem tinha acabado de acordar: Seu pai, eu preciso levar ele no hospital, está com o corpo todo empipocado. Pronto! Bastou pra eu dar um pulo da cama e me juntar a eles. Imagina que eu deixaria meu pai ir sozinho no hospital, nunca!!
No meio do caminho pensei: “Vamos encontrar o hospital lotado”, afinal, todos os dias atendo diversas ligações lá na TV de pessoas reclamando sobre o atendimento na saúde de Ribeirão. Detalhe: saúde pública e privada. Até os convênios que pagamos caro estão deixando a desejar e “brincando” com a vida das pessoas.
Este post é um sinal de protesto em meio ao caos. Onde já se viu uma pessoa chegar com dor e ter que esperar mais ou menos quatro horas para ser atendida, sentada numa cadeira dura, com um ventilador que mal funciona, no meio de um monte de gente doente e o mau humor dos funcionários, pra mim não há nada pior que isso. Ou melhor, há sim. Uma administração péssima, com funcionários despreparados que sempre dão a mesma desculpa: está assim por causa da dengue, virose, conjuntivite!
Na verdade nada mais é do que um jogo de “empurra empurra”, quem conseguir uma boa desculpa ganha. Mas o que ainda não perceberam é que as pessoas não estão mais caladas, elas estão cansadas de tanto descaso e estão “botando a boca no trombone” e exigindo seus direitos.
Hoje graças a Deus meu pai foi bem atendido sem precisar reclamar e logo saímos de lá com ele medicado, mas em 2009 quando precisei levá-lo no mesmo hospital, ele chegou praticamente desmaiado e simplesmente pediram pra fazer a ficha e esperar. Mas esperar o que?? Ele morrer?? Bom, como sou muito educada e GENTIL, disse a recepcionista que fizesse um documento e assinasse dizendo que se ele morresse ali a responsabilidade seria do hospital por falta de atendimento. Todos olharam assustados e sabe o que fizeram? Levaram ele na hora pra sala de atendimento. Aí surge uma dúvida: se eu pago posso exigir meus direitos, mas e quem não pode pagar, tem algum direito?
Pelo que pude acompanhar até agora, não! Ainda não apareceu nenhum ser com capacidade suficiente pra “botar” ordem nessa saúde vergonhosa de Ribeirão.
Meu protesto: Não se deixem levar pelas desculpinhas e cara de piedade dos médicos, enfermeiros, ou seja lá quem for, exija seu direito por menor que seja. Que me desculpem as pessoas que atuam nessa área e infelizmente só fazem o que mandam. Esse recado é pro seu CHEFE: Mais atenção, você está lidando com uma vida e não apenas com um número!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Maquiavel

“É mais interessante ser temido do que amado!”
Começo meu post com uma frase dita por Nicolau Maquiavel! Semana passada participei de um evento promovido pela Facioli Consultoria a empresários de Ribeirão Preto e região, na ocasião foi apresentado como tema “Maquiavel” e em seguida iniciou um debate.
O que mais me chamou atenção foi a questão da ética e da moralidade. Interessante trazer a realidade passada a presente, provando que tudo continua igual e que mesmo após séculos, nada mudou.
O que é certo pra mim pode não ser pra você e Maquiavel deixou claro essas questões no passado quando “feriu” os princípios da sociedade e foi tachado como do “mal”. Com isso, fiquei pensando, será que ele é tão mal agindo como queria e fazendo o que ele considerava correto?
Trazendo para minha realidade, têm certas situações que me sinto como Maquiavel, sou tão julgada por agir de uma determinada forma ou até mesmo por contrariar os princípios impostos pela sociedade. Com isso me pergunto, será que estou tão errada como dizem, apenas por agir da maneira que eu considero ser correta?
Ao abrir o post de hoje com a citação de Maquiavel, esclareço que ao ter estudado um pouquinho sobre ele, hoje eu realmente prefiro ser temida do que ser amada. Um dia o amor e a afeição acabam e a pessoa amada que nunca teve o controle da situação acaba sendo ferida por outras ao seu redor, já a pessoa temida além de ter o controle da situação, dificilmente será contrariada, sendo assim ela está bem mais segura.
Por isso encerro meu post de hoje afirmando que prefiro ser temida do que ser amada, até porque todo mundo é um pouquinho maquiavélico, agindo como quer sem pensar no próximo e nas conseqüências.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Vontade


Começo este post com uma indagação. Você faz tudo o que tem vontade?

Talvez você tenha a resposta na ponta da língua, claro que faço. Tem certeza?

Outra dia estava num bate papo agradável quando fui questionada se faço tudo que tenho vontade, minha resposta foi rápida e objetiva, claro que faço. Mas depois de ser novamente questionada, parei e pensei, claro que não. Não e não. Eu não faço tudo o que tenho vontade e aposto que você também não!

Temos uma cultura que impõe o que devemos fazer ou não, o que é certo e errado. Consequência disso é vivermos sempre pensando no bem do próximo e não em nosso próprio bem. Às vezes não aguentamos mais determinadas situações mas simplesmente deixamos como está por comodismo, medo e até mesmo por respeito a outra pessoa deixando de lado a sua felicidade.

Isso acontece comigo. Deixo de fazer muitas coisas que tenho vontade simplesmente porque fui "criada" a não ferir determinados princípios ou até mesmo pra não magoar as pessoas que estão ao meu redor. Isso parece loucura né? Deixar de fazer algo que quer por causa de alguém. Mas por pior que seja, essa é a realidade e tudo mundo faz isso.

Infelizmente ainda não encontrei uma fórmula mágica para inverter a situação. Enquanto isso, vou vivendo como posso, fazendo umas coisas que tenho vontade, abrindo mão de outras.

Quem sabe no futuro bem próximo não encontro a fórmula. Se você encontrar, me avisa.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Tempo

Estou num momento de constante aprendizado e amadurecimento como escrevi num post passado. A vida tem me presenteado com alguns momentos maravilhosos e inesquecíveis,mas também com momentos de muita reflexão.
Este final de semana tive um pouco dos dois e o que me marcou foi pensar sobre o “tempo”. Dois meses de muitaaaaa loucura, tristeza, dor, raiva, alegria, bem estar, arrependimento, coragem, liberdade, enfim, um mix de ações e sentimentos que me deixaram bem doida, aliás, pessoas próximas a mim afirmam que sou doida constantemente. Será?
Voltando ao tempo...fiquei pensando sobre tudo o que está acontecendo e tudo o que está pra acontecer. Muitos me dizem: “Tenha calma, o tempo ajeita tudo”, outros dizem: “Dê tempo ao tempo”, mas quanto tempo tem o tempo? Ainda estou tentando encontrar uma resposta.
Tem momentos que desejo que o tempo pare e demore pra passar, mas tem momentos que desejo que o tempo voe o mais rápido possível, complicado né?!
Hoje a única certeza que eu tenho é que estou fazendo tudo no MEU tempo, pra você pode parecer rápido ou demorado demais. Mas estou procurando fazer tudo o que meu coração manda, deixando a razão um pouquinho de lado e vivendo o TEMPO.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Não se acostume

Recebi um e-mail ontem de um autor desconhecido que me fez parar por alguns minutinhos e refletir sobre o que realmente é importante pra mim. Vale a pena conferir...

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Aprendizado

Sabe quando sua vida vira de ponta cabeça em um curto espaço de tempo? Pois é, comigo aconteceu isso, em mais ou menos cinco meses! Achei que não ia suportar tanta dor, que não teria mais lágrimas pra chorar e que não teria forças pra encarar a vida.
E devido a essas circunstâncias ficava várias vezes ao dia refletindo sobre o que fazer, qual a melhor atitude tomar, pra onde ir, etc... E depois de quase dois meses me suicidando por dentro, cheguei a uma conclusão: vou viver minha vida!
É isso mesmo, vou continuar fazendo o que eu fazia antes e tudo o que tenho vontade de fazer agora, claro, sem me esquecer dos deveres e sem me importar com o que os outros vão falar, até porque ninguém tem nada a ver com minha vida e não está sentindo o que EU estou sentindo.
Durante todo esse tempo me preocupei muito com as pessoas e acabei esquecendo de tocar minha vida em frente, ficava tão preocupada com o que os “outros” iriam falar que estava me matando por dentro sem perceber.
E é exatamente nessas horas que percebemos quem realmente quer nos ver bem. Descobri o que é uma verdadeira amizade. As antigas voltaram tão fortes que me deram um “up”, mostraram que não adianta eu ficar choramingando pelos cantos. Outras que convivem comigo diariamente tentavam de qualquer forma me fazer esquecer, por um minuto que fosse, a dor e o sofrimento. E podem acreditar, deu certo.
Obrigada a todos que de algum jeitinho me animaram!!
Do que adianta ficar lamentando a situação? Se eu tenho que passar por isso, vou encarar de frente e lutar até o fim. Sei que este fim está bem próximo, se vai ter um final feliz? Não sou capaz de responder agora, apenas vou deixar a vida me levar e tentar conduzi-la para um final positivo, até porque minha vida não é um conto de fadas para ter um final feliz!!!