segunda-feira, 21 de março de 2011

Maquiavel

“É mais interessante ser temido do que amado!”
Começo meu post com uma frase dita por Nicolau Maquiavel! Semana passada participei de um evento promovido pela Facioli Consultoria a empresários de Ribeirão Preto e região, na ocasião foi apresentado como tema “Maquiavel” e em seguida iniciou um debate.
O que mais me chamou atenção foi a questão da ética e da moralidade. Interessante trazer a realidade passada a presente, provando que tudo continua igual e que mesmo após séculos, nada mudou.
O que é certo pra mim pode não ser pra você e Maquiavel deixou claro essas questões no passado quando “feriu” os princípios da sociedade e foi tachado como do “mal”. Com isso, fiquei pensando, será que ele é tão mal agindo como queria e fazendo o que ele considerava correto?
Trazendo para minha realidade, têm certas situações que me sinto como Maquiavel, sou tão julgada por agir de uma determinada forma ou até mesmo por contrariar os princípios impostos pela sociedade. Com isso me pergunto, será que estou tão errada como dizem, apenas por agir da maneira que eu considero ser correta?
Ao abrir o post de hoje com a citação de Maquiavel, esclareço que ao ter estudado um pouquinho sobre ele, hoje eu realmente prefiro ser temida do que ser amada. Um dia o amor e a afeição acabam e a pessoa amada que nunca teve o controle da situação acaba sendo ferida por outras ao seu redor, já a pessoa temida além de ter o controle da situação, dificilmente será contrariada, sendo assim ela está bem mais segura.
Por isso encerro meu post de hoje afirmando que prefiro ser temida do que ser amada, até porque todo mundo é um pouquinho maquiavélico, agindo como quer sem pensar no próximo e nas conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário